"Só conhecemos as coisas que prendemos a nós"


"Os outros passos fazem-me fugir para debaixo da terra. Os teus hão-de chamar-me para fora da toca, como uma música. E depois, olha! Estás a ver, ali adiante, aqueles campos de trigo? Eu não como pão e, por isso, o trigo não me serve de nada. Os campos de trigo não me fazem lembrar de nada. E é uma triste coisa! Mas os teus cabelos são da cor do ouro. Então, quando eu estiver presa a ti, vai ser maravilhoso! Como o trigo é dourado, há-de fazer-me lembrar de ti. E hei-de gostar do barulho do vento a bater no trigo...
A raposa calou-se e ficou a olhar durante muito tempo para o principezinho.
- Por favor...Prende-me a ti! - acabou finalmente por dizer.
- Eu bem gostava - respondeu o principezinho - mas não tenho muito tempo. Tenho amigos para descobrir e uma data de coisas para conhecer...
- Só conhecemos as coisas que prendemos a nós - disse a raposa. - Os homens, agora, já não têm tempo para conhecer nada. Compram as coisas já feitas nos vendedores. Mas como não há vendedores de amigos, os homens já não têm amigos. Se queres um amigo, prende-me a ti!
- E o que é que é preciso fazer? - perguntou o principezinho.
- É preciso ter muita paciência. Primeiro, sentas-te um bocadinho afastado de mim, assim, em cima da relva. Eu olho para ti pelo canto do olho e tu não me dizes nada. A linguagem é uma fonte de mal entendidos. Mas todos os dias te podes sentar um bocadinho mais perto..."

5 comentários:

Jotomicron disse...

Os amigos são a melhor coisa do mundo! =)

Ana disse...

concordo :)

sofia disse...

A todos aqueles que se sentem sozinhos e ao mundo em geral: leiam o Principezinho!
Os afectos são possíveis e são maravilhosos mas para conhecermos uma pessoa verdadeiramente temos de ter a coragem de nos prendermos a ela.
Arriscar amar para ser feliz!

Jotomicron disse...

“O Principezinho” é um livro Top 10; a lista “coisas a fazer antes de morrer” têm-no, provavelmente, nos primeiros itens.

E este post fez-me querer relê-lo! Tenho d ver se o encontro na bagunça toda aqui por casa…

Sandra disse...

incrivel como um livro simples ensina tanto sobre a vida

essa é a magia do principezinho