Incidentaloma!


Boa tarde a todos! :)

Vou começar por vos apresentar a supra renal, esta bela estrutura glandular situada acima de cada um dos nossos rins (aquela massa disforme amarela) que tem a fantástica função de produzir uma infinidade de hormonas importantes. Assim, se alguma desgraça acontecer com a vossa supra renal podem ter problemas variados como por exemplo: ficar com uma bossa de gordura tipo búfalo na parte de trás do pescoço, estrias violáceas espalhadas pela pele, cara em formato de lua cheia ou, também muito interessante, sinais exteriores de feminilização ou masculinização.

Hoje, enquanto estudava a vida íntima da supra renal e todas as formas mais ou menos invasivas de a remover do corpo humano, deparei-me com uma das mais estranhas entidades da Medicina - o Incidentaloma. Como o próprio (e estúpido!) nome indica trata-se de uma massa tumoral da supra renal encontrada por acidente quando se fazia uma ecografia ou TC do abdómen à procura de outra coisa qualquer que não tenha nada que ver com a supra-renal. E depois seguem-se páginas e páginas acerca da abordagem do incidentaloma (tratado portanto como uma entidade respeitável) basicamente retratando a forma como qualquer doutor deve "descalçar a bota" de ter encontrado uma massa inesperada quando andava à procura de outra coisa.

Toda a estupidez inerente a este tema (que me perdoem os estudiosos devotos do Incidentaloma) culmina com esta frase, que passo a transcrever:

"O maior factor de risco para o diagnóstico de um Incidentaloma é a investigação imagiológica do abdómen." - portanto, se não querem ter um cancro do pulmão não fumem, se não querem ter uma cirrose hepática não bebam álcool e, se não querem ter um incidentaloma não deixem ninguém fazer uma ecografia à vossa barriguinha! :p

4 comentários:

Sandra disse...

ai sofia, só mesmo isto para me por a rir depois do dia de hoje

ja tinha ouvido falar de "n" factores de risco , mas essa sem dúvida que é uma novidade

Ana disse...

=)

É a vida... e pensar que 60% da malta que faz TCs de corpo inteiro descobre incidentalomas em algum sítio! (isto deve ter uma idade associada - 60% da malta com mais de X anos que faz TC... a minha ignorância é que não me permite afirmar qual a idade!). Imagiologia é uma especialidade que dá rendimento à cirurgia/oncologia! hehe

(btw, incidentaloma refere-se a qq massa estranha encontrada por mero acaso sem que nada fizesse suspeitar a sua existência. Escusa de ser na supra-renal)

sofia disse...

Thanks :) bem me pareceu que uma entidade tão fantástica não podia cingir-se à supra renal lol

Jotomicron disse...

Bom, não só é mau encontrar uma massa aleatória no corpo sem que nada fizesse supor a sua existência, como encontrá-la significa que se andava à procura de outra coisa. Malfadadas essas pobres pessoas sofrendo da acção impiedosa dos Incidentalomas!